Parada Gay termina com público de 100 mil pessoas em São Paulo

Com público estimado em 100 mil pessoas pela Polícia Militar, a 18ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo encerrou o desfile de trios elétricos por volta das 18h de domingo (4). Este ano, o evento teve como tema a criminalização da homofobia, com o slogan "País vencedor é país sem homolesbotransfobia: Chega de mortes! Criminalização já!". 

A parada começou por volta das 13h15, com mais de uma hora de atraso, e, após passar pela avenida Paulista e pela rua da Consolação, terminou na praça Roosevelt, de onde os participantes começaram a se dirigir para a avenida Ipiranga, onde aconteceram os shows de encerramento da parada.

A estimativa do número de participantes foi obtida pela PM por meio de análises de imagens feitas em um sobrevoo de helicóptero na região da avenida Paulista, segundo explicou o coronel Celso Luiz, responsável pelo esquema de segurança do evento. A Associação da Parada do Orgulho LGBT afirmou que não realiza esse tipo de contagem.

Ainda segundo a PM, até as 17h duas pessoas haviam sido detidas durante o desfile, uma por porte de entorpecentes e outra por roubo de celular.

No posto de atendimento da avenida Paulista, 233 pessoas foram atendidas até as 15h, sendo 13 delas removidas do local. A maior parte dos atendimentos foi feita devido à ingestão de álcool e mal-estar.