Para os douradenses, culpa da seca no Brasil não é somente por falta de chuva

A grande maioria aponta que a seca se dá pelo consumo sem moderação e falta de conscientização

  • Karina Veríssimo
Para os douradenses, culpa da seca no Brasil não é somente por falta de chuva

A seca na maioria dos estados brasileiros trouxe a reflexão sobre a necessidade em cuidar do bem natural mais precioso na atualidade, a água, principalmente ao atingir São Paulo. Com este parâmetro, a 94FM realizou uma enquete na semana passada, indagando a população douradense os motivos para a água estar tão escassa.

O resultado já era esperado, o que 45% dos leitores apontaram é que boa parcela de culpa na seca não é da chuva e, sim, do desperdício de água por parte da população que a consome sem a mínima moderação. Já 37% dos votos puseram a culpa nos governantes, que não administram bem os recursos naturais e nem a forma como são distribuídos.

18% acentuaram que a problemática envolve questões da natureza, por estar cada vez mais deteriorada e prejudicada e não suportar mais a alta demanda dos grandes centros. Entretanto, o que muitos esquecem é que o problema da água não está só no desperdício, está também na poluição dos rios, no uso de agrotóxicos e a falta de tratamento de esgoto...

Na verdade, a junção de vários fatores resulta no caos que está, onde há certa briga por rios para “alimentar” as cidades atingidas. As medidas para amenizar a seca foram, e estão sendo, tomadas tardiamente. A sociedade brasileira, em sua grande maioria, só faz algo para economizar água quando já está num ponto emergencial, na seca, por exemplo, mas quando começa a época de chuva, todos voltam desperdiçar água novamente.

O racionamento de água deveria ser adotado quando todas as outras alternativas dessem erradas, em situações emergenciais. Por isso, faz-se necessário desenvolver um trabalho de conscientização para que a economia de água seja feita diariamente, com pequenos gestos que contribuem para a renovação do sistema de abastecimento.

O governo também tem sua parcela de culpa, afinal, faltam investimentos e planejamentos na captação e no tratamento da água. Hoje em dia está muito caro tratar a água, porque as pessoas não têm consciência do mal que causam quando descartam erradamente alguns lixos e cada vez mais o preço para tratamento ficará mais encarecido. Novas e inovadoras maneiras para tratamento da água estão aparecendo, mas não podemos deixar de cuidar desse bem tão precioso.

 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.