Jean Marcos Ferreira é empossado desembargador federal do TRF3
Magistrado ocupa vaga decorrente da posse do desembargador federal Paulo Domingues no STJ
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) realizou, nesta quinta-feira (29/6), Sessão Plenária Extraordinária Administrativa para dar posse ao desembargador federal Jean Marcos Ferreira.
A sessão foi coordenada pela presidente da corte, desembargadora federal Marisa Santos, e ocorreu na sede do Tribunal, em São Paulo/SP, e, virtualmente, pela plataforma Microsoft Teams.
O novo integrante foi conduzido ao Plenário pelos desembargadores federais Baptista Pereira, integrante mais antigo, e Antônio Morimoto, o mais recente.
Na sequência, fez o juramento e assinou o termo de posse. Depois, foi acompanhado pelos magistrados ao lugar que irá ocupar na sala do pleno.
A presidente Marisa Santos deu as boas-vindas ao novo integrante e lembrou que ele foi responsável pela instalação dos Juizados Especiais Federais em Mato Grosso do Sul.
“É uma alegria para todos nós a chegada do desembargador federal Jean Marcos Ferreira. Trata-se de um magistrado respeitado e muito querido que tem feito um grande trabalho em seu período de judicatura. Certamente muito irá honrar o tribunal e todos os magistrados que estão lutando para que a Justiça Federal ocupe verdadeiramente o seu lugar no cenário nacional.”
Novo desembargador
O novo integrante da corte havia sido nomeado por Decreto presidencial? publicado no Diário Eletrônico da União, no dia 21 de junho de 2023, em vaga decorrente da posse do então desembargador federal Paulo Domingues no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Jean Marcos Ferreira é graduado em Direito pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso, atual Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande/MS.
Nomeado juiz federal em 22 de outubro de 1992, atuou como substituto na 1ª Vara Federal e juiz federal titular da 2ª, 1ª e 6ª Varas Federais de Campo Grande/MS, da 1ª Vara Federal de Coxim/MS e da 1ª Vara Federal de Corumbá/MS. Recentemente, integrou a 1ª Turma Recursal de Mato Grosso do Sul de junho de 2014 até a nomeação para o TRF3. Foi Membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, na classe de juiz federal, nos biênios 1995/1997 e 2005/2007.
O magistrado foi promovido por antiguidade e irá integrar a Sétima Turma do Tribunal, que tem competência para julgar matérias relacionadas à Previdência e a Assistência Social.