Governo pagará R$ 600 para inscritos no Cadastro Único; saiba se você tem direito
Após o anúncio feito na quarta-feira (1) pelo governo federal de que será pago auxílio emergencial de R$ 600,00 para trabalhadores informais, desempregados e micro-empreendedores individuais inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Ministério da Cidadania até 20 de março, as dúvidas de ouvintes e leitores da 94FM não param de surgir.
Por isso o portal da Dona do Primeiro Lugar reuniu informações importantes para quem quer saber se tem direito ao valor. Para fazer essa consulta, basta clicar aqui. Porém, o site oficial do governo está instável em decorrência do número excessivo de acessos.
Também com objetivo esclarecer, o Portal G1 notificou que o Ministério disponibiliza ainda um canal de atendimento por telefone para tirar as dúvidas sobre os programas sociais e CadÚnico no 0800 707 2003. “Ao ligar neste número, você deve selecionar a opção 5”, recomenda.
“O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras”, detalha o Ministério da Cidadania.
Ele acrescenta que desde 2003 o Cadastro Único se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, da Bolsa Verde, entre outros.
“Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele é funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas”, detalha.
O órgão informa ainda que a execução do Cadastro Único é de responsabilidade compartilhada entre o governo federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal. Em nível federal, o Ministério da Cidadania é o gestor responsável, e a Caixa Econômica Federal é o agente operador que mantém o Sistema de Cadastro Único.