“Gaúcho da Copa”, símbolo da seleção, morre aos 60 anos no RS
O corretor de imóveis Clóvis Acosta Fernandes, de 60 anos, morreu nesta quarta-feira (16), aos 60 anos de idade, em Porto Alegre. A informação foi veiculada pela Rádio Gaúcha, que afirmou ter a confirmação da morte pela família dele. Clóvis era conhecido como o “Gaúcho da Copa”, presença constante nos jogos da seleção brasileira em Copas do Mundo desde 1990.
Sempre vestido com trajes típicos do Rio Grande do Sul e acompanhado por uma réplica da taça da Copa do Mundo, o Gaúcho da Copa se tornou um símbolo da seleção brasileira ao longo dos últimos 25 anos. Ele viu de perto os títulos mundiais conquistados pelo Brasil em 1994, nos Estados Unidos, e em 2002, no Japão.
Foi também uma das principais personalidades da torcida brasileira após o 7 a 1 que o Brasil levou da Alemanha na semifinal da Copa do Mundo de 2014, no Mineirão. Ele foi flagrado pelas câmeras de TV com uma expressão bastante triste, e ganhou as redes sociais com uma imagem que mostrava Clóvis entregando sua réplica da taça a um torcedor alemão.
Segundo a Rádio Gaúcha, Clóvis lutava contra um câncer e morreu no Hospital Santa Casa. O velório será ainda nesta quarta, às 16h, no Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre. Gremista fanático, ele morreu um após o aniversário de 112 anos do clube de coração.