Eleição da FENAJ começa nesta terça-feira
A posse da nova direção da Federação deverá acontecer durante o XIX Encontro Nacional dos Jornalistas no Rio de Janeiro
A eleição direta para a nova direção da FENAJ e da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas começa nesta terça-feira (16) e será encerrada às 20 horas de quinta-feira (18). Mais de 10 mil profissionais sindicalizados e em dia com os sindicatos da categoria estão aptos ao voto.
Disputam a eleição a chapa 1, “Sou jornalista, Sou FENAJ!”, presidida por Celso Schröder, e a chapa 2, “Luta Fenaj”, liderada por Pedro Pomar. Já para a Comissão Nacional de Ética, além de 4 candidaturas da chapa 1 - Beth Costa (RJ), Sérgio Murillo de Andrade (SC), Romário Schettino (DF) e Mário Messagi Júnior (PR) - e 4 candidaturas da chapa 2 - Beatriz Barbosa (SP); José Alves Pinheiro Junior (SP); Francisco Canindé (RN); Helena Palmquist (PA) -, estão inscritas as candidaturas avulsas de Ângela Maria Marinho Pereira (CE) e Luiz de Azevedo Compiani Júnior (RS). Para a Comissão de Ética os eleitores poderão votar em até 5 candidaturas.
Juntamente à eleição da FENAJ, vários Sindicatos de Jornalistas terão eleição também para suas direções entre os dias 16 e 18 de julho. Em grande parte dos estados a eleição acontecerá durante os 3 dias. Em outros será nos dias 17 e 18. Já naqueles que optaram por realizar o processo em apenas um dia, a votação será no dia 18.
Além dos jornalistas já quites e de aposentados, profissionais que quitarem seus débitos com os Sindicatos de Jornalistas nos dias da eleição também poderão participar. Haverá urnas nas capitais e cidades onde há maior número de profissionais aptos a votar.
Jornalistas que estiverem viajando poderão votar em trânsito, desde que comprovem a situação regular junto aos Sindicatos seus estados de origem.
A posse da nova direção da Federação deverá acontecer durante o XIX Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Enjai), em agosto, no Rio de Janeiro.