Divulgação de vídeo por Bolsonaro pode gerar pedido de impeachment, diz Reale Júnior

  • Isto É
Foto: AFP
Foto: AFP

A publicação de um vídeo contendo um homem urinando na cabeça do outro, feito no carnaval de São Paulo, que foi divulgado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) configura quebra do decoro e pode justificar um processo de impeachment, de acordo com o jurista Miguel Reale Júnior. Ele foi um dos mentores do pedido de impeachment que tirou Dilma Rousseff (PT) do cargo em 2015. As informações são do jornal O Globo.

O jurista aponta a lei 1.079 de 1950, que afirma que é crime contra a probidade na administração “proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo”. Por ter divulgado o vídeo nas redes sociais, Bolsonaro teria quebrado o decoro. “O que destaco é a absoluta desnecessidade de enviar este vídeo adjeto ao povo brasileiro para denunciar algo que tenha sido visto, previamente, por centenas de pessoas”, afirmou Reale Júnior.

“Com a divulgação, ele deu exposição a um fato restrito, sem nenhuma necessidade: ou seja, ampliou o ato. Algo que seria visto por algumas pessoas foi visto pelo Brasil inteiro”, completou.

Reale Júnior ainda ressaltou que praticar ato obsceno em lugar público é considerado menos grave do que a sua divulgação, de acordo com o Código Penal. O artigo 234 do código afirma que a pena para quem pratica ato obsceno em lugar público é de 3 meses a um ano de detenção, mas a pena para quem distribui o conteúdo é de 6 meses a dois anos.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • francisco

    francisco

    sou totalmente a favor do presidente.vivemos a cultura do pode tudo que envergonha o brasil la fora, pra mim tudo isso e a degradacao humana e da familia , e as redes de tvs exaltom essa decadencia das pessoas, e depois ficam criticando os adolescentes que beberam ate entrar em coma, as destruicoes , as jovens que engravidaram, as brigas, as mortes, quantas pessoas foram contaminadas com DSTs., incentiva depois critica. CADE OS VERDADEIROS CRISTAOS PRA PROSTESTAR CONTRA TODA ESSA DECADENCIA, PASTORES PADRES, ou o negocio e so comercio com a palavra de DEUS.

  • silvio

    silvio

    TANTA COISAS QUE NOSSOS GOVERNANTES FAZEM E ESTÃO SEMPRE ABSORVIDOS AGORA VÃO FICAR FOCANDO EM COISAS DESNECESSÁRIAS, TENHA SANTA PACIÊNCIA , SENHORES POLÍTICOS CRIADORES DE LEIS QUE SÓ FAVORECEM A VOCÊS MESMO. CRIME É TIRAR DOS POBRES E DEIXAR A DESEJAR A EDUCAÇÃO, SAÚDE, OS DIREITOS DE IR E VIR...

  • joao batista

    joao batista

    sendo crime tem que pagar sim ...mimimi ...de deixa o homem trabalhar..postura dele devia ser outra ....

  • Eliana

    Eliana

    Pelo amor de Deus deixa o homem trabalhar param de chorar Deus permitiu k ele fosse presidente livrou da morte é o diabo não desiste de tentar tocar em um escolhido de Deus

  • Luan

    Luan

    Vão trabalhar deixa o cara postar oq quiser, meu deus, ficam 24h procurando alguma coisa pra difamar o presidente kkkk vai trabalhar...