Cuidados com a dengue não podem parar com o fim do verão
Medidas como limpar e tampar caixa d'água, colocar areia nos pratinhos de plantas e deixar sacos de lixo amarrados devem ser mantidas.
Apesar do verão ter acabado no Brasil, as chuvas e o calor continuam em grande parte do País, favorecendo a reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Por isso, é preciso continuar adotando medidas de prevenção, como limpar e tampar a caixa d'água, colocar areia nos pratinhos de plantas e deixar os sacos de lixo bem amarrados.
De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, esses cuidados precisam ser realizados por toda a comunidade.
"O movimento de cuidar da sua casa, de observar se tem caixa d'água destampada, vaso de planta com areia no prato, se tem algum lixo para recolher e que essa pessoa também fale com o vizinho, porque basta que uma casa no quarteirão ter criadouro para que todo o quarteirão esteja em risco, ou seja: fazer esse trabalho de mobilização de cada um, tomando conta da sua casa", recomenda o secretário.
A família da estudante universitária Priscila Cambuti sabe bem disso. Priscila conta que todos trabalham juntos para combater a dengue.
"Minha mãe tem o maior cuidado com as plantas, geralmente ela coloca nos pratos, deixa úmido, não deixa acumular água de jeito nenhum.
Minha irmã recolhe os vasilhames, não deixa balde espalhados para não acumular água e eu não deixo lixo acumular e nem em locais que possa empoçar água das chuvas.
Então cada um sabe a sua função, mas quando alguém esquece de fazer sua parte, a gente está sempre lá um para ajudar o outro", afirma a universitária.
De acordo com o Ministério da Saúde, os casos de dengue notificados no Brasil diminuíram nos primeiros dois meses deste ano. A queda foi de 80% em relação ao mesmo período de 2013.