Criança de um ano é abandonada dentro de caixa no Recife
Um menino de um ano e dois meses foi deixado dentro de uma caixa de papelão próximo à Estação de Metrô do Recife, no bairro de São José, na tarde da última sexta-feira (14). A criança, que vivia com a mãe, foi entregue ao pai pelo Conselho Tutelar.
De acordo com a delegada Lúcia de Fátima, da Unidade de Prevenção e Repressão aos Crimes contra Criança e Adolescentes (Unipreca), um senhor saiu do metrô e foi comprar água de coco em uma barraca quando notou a presença da criança na caixa. “Ele perguntou ao vendedor se ele sabia de quem era, aí ele respondeu que não, que uma mulher tinha deixado ali e saído”, explica a delegada. Após ser deixada na delegacia, a criança foi levada ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) e Instituto de Medicina Legal (IMIP), para exames.
De acordo com o conselheiro tutelar Thalles Ditter, os pais do menino eram separados e o menor vivia com a mãe, no bairro de Santo Amaro. A mulher, que devido aos fatos é apontada como responsável pelo abandono, ainda vai prestar depoimento no Conselho Tutelar, na próxima terça-feira (18). Já o pai, recebeu um termo de entrega de responsabilidade e vai voltar ao Conselho hoje para receber encaminhamentos e tentar a guarda unilateral com a Defensoria Pública. O responsável por ter deixado o menino pode ser autuado por abandono de incapaz.