Brasil poderá ganhar nova operadora de telefonia celular com leilão de 4G
O ministro afirmou que o serviço de internet sem fio poderá ser deficiente em alguns estádios da Copa do Mundo
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, espera que mais uma operadora de telefonia móvel comece a operar no País com o leilão da frequência de 700 megahertz para a tecnologia de banda larga móvel (4G), que deverá ocorrer em agosto.
A declaração foi dada após a audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, na quarta-feira (30), sobre a qualidade e os valores dos serviços de telefonia móvel no Brasil.
“Com o crescimento dos últimos anos e a projeção de crescimento do mercado no País, temos condições boas de atrair uma nova empresa”, disse.
“É de interesse do governo e do consumidor aumentar a concorrência”, completou. Bernardo destacou que houve aumento de 454% no acesso a internet móvel (3G e 4G) de dezembro de 2010 a março de 2014.
Ainda segundo o ministro, o governo espera arrecadar de R$ 7 a R$ 8 bilhões no leilão. Paulo Bernardo pretende viajar para a Europa e para os Estados Unidos, juntamente com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, para divulgar as regras para o leilão de 4G. “As regras devem facilitar a entrada de novos operadores”, afirmou.
Copa do Mundo
Questionado por jornalistas, o ministro afirmou que o serviço de internet sem fio poderá ser deficiente em alguns estádios da Copa do Mundo.
“Já colocamos ponto de wi-fi em seis estádios e isso irá funcionar melhor do que nos outros, porque, em alguns estádios, não conseguimos ainda convencer as administrações (a instalar a infraestrutura) e é possível que não dê tempo de fazer”, destacou.