Aprosoja critica boicote da DANONE à soja brasileira e aponta discriminação e desconhecimento

A Aprosoja destacou ainda o que considera uma falha de entendimento por parte da DANONE e de outras empresas internacionais em relação aos métodos sustentáveis empregados no Brasil

  • Canal Rural
Aprosoja critica boicote da DANONE à soja brasileira e aponta discriminação e desconhecimento

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) se manifestou contra a decisão da multinacional DANONE de deixar de adquirir soja brasileira para seus produtos, sob a alegação de que o cultivo nacional não atende à legislação ambiental europeia.

A Aprosoja classificou a ação da empresa como discriminatória e punitiva, destacando que as restrições alegadas pela DANONE ainda não têm força legal, pois dependem da aprovação do parlamento europeu, o que deve adiar a vigência da norma em mais um ano.

Para a associação, o boicote já causa prejuízos à cadeia produtiva brasileira, e o governo federal deveria considerar medidas de compensação. Uma das propostas sugeridas inclui notificar formalmente a união europeia sobre o impacto dessa decisão para que a legislação europeia seja revista. Caso o pedido seja ignorado, o Brasil poderia, segundo a Aprosoja, buscar compensação financeira junto à Organização Mundial do Comércio (OMC).

A Aprosoja destacou ainda o que considera uma falha de entendimento por parte da DANONE e de outras empresas internacionais em relação aos métodos sustentáveis empregados no Brasil. a associação afirma que o país caminha para o desmatamento líquido zero, equilibrando desmatamento com regeneração natural.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.