Após votar não, Marçal Filho comemora a derrubada da PEC 37
Polêmica PEC que retirava poderes de investigação do Ministério Público, foi reprovada por 430 votos na Câmara dos Deputados
Sob os olhos atentos da população, que acompanhava a votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 37 na Câmara Federal, o deputado Marçal Filho (PMDB-MS) foi um dos 430 parlamentares que votaram não à implantação da medida na noite de ontem (25). Apenas nove votaram a favor. Houve duas abstenções.
Logo após a medida ser rejeitada, cidadãos que assistiam à votação no plenário, cantaram o hino nacional e aplaudiram os deputados que foram à favor da vontade popular.
A PEC 37, popularmente conhecida como ‘PEC da impunidade’, visava reduzir o poder de investigação do Ministério Público. Apenas a Polícia Civil e Federal teriam plenos poderes neste âmbito. O único a defender a aprovação do texto foi seu autor, o deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA).
Conforme o deputado Marçal Filho, a extinção da PEC 37 foi uma vitória do povo brasileiro. “A votação desta terça-feira foi um momento histórico para a casa, quando os deputados tiveram a oportunidade de evitar um enorme erro, que poderia ferir intensamente os princípios do estado democrático de direito. Tal decisão seria um retrocesso político e social que banalizaria a impunidade no país”, disse.
Agora o parlamentar sul-mato-grossense luta em prol da aprovação da PEC 300, que trata da unificação do salário dos policiais.