Uma pérola rara: a Biblioteca Nacional da França - BNF
Boa notícia, a primeira fase das reformas do prédio do Século 18 da BNF, o chamado BNF Richelieu-Louvois, foi concluída. E o prédio pode novamente receber visitas, em partes, após reformas que duram alguns anos e que continuam.
O prédio do Século 18, situado do centro da cidade, no bairro 2, é pouco visível aos turistas desde que foi inaugurado o novo de quatro torres, no bairro sudeste da cidade, no 13°, na frente do Rio Sena, para onde foi a maior parte do seu acervo, quando de sua inauguração em 30 de março de 1995 pelo então presidente François Mitterrand. A Biblioteca Nacional da França reúne obras publicadas na França, pelo depósito legal desde 1537. É uma das mais importantes do mundo, fazia parte da biblioteca real e reúne 14 milhões de livros e impressos, mas também manuscritos, estampas, fotografias, mapas e plantas, partituras, moedas, medalhas, documentos sonoros, vídeos, multimídia, cenários, fatos… Todas as disciplinas intelectuais, artísticas e científicas estão representadas num espírito enciclopédico.
O prédio da Richelieu-Louvois, que faz parte das dependências do palácio Mazarin, tem salas de leitura tombadas pelo patrimônio histórico. Ela ficou com a guarda de partituras, medalhas, fotos, moedas e outras antiguidades que podem ser vistas na base de dados Gallica que contém mais de 3.400.000 documentos em diferentes formatos: texto, imagem e som, manuscritos, iluminuras...
Voltemos às salas de leitura, verdadeiros objetos de arte que podem ser vistas à distância. A sala Labrouste, construída no segundo império pelo arquiteto do memso nome, é a primeira, tem 1.500m2, estrutura metálica, teto de vidro que deixa passar luz; pinturas e esculturas. A segunda, a chamada sala oval, “salle ovale”, foi concebida em 1890, pelo arquiteto Jean-Louis Pascal, sucessor de Labrouste, porém inaugurada em 1936. São 200 lugares, forma oval, teto alto de 18m, deixando passar a luz pelos seus vitrais, uma obra de arte! Esperando a sua abertura, ela pode ser visitada neste endereço:
http://multimedia.bnf.fr/visiterichelieu/architecture/ova_ap.htm
Mais informações sobre ela: https://blog.bibliotheque.inha.fr/fr/posts/historique-salle-ovale.html
Bom final de semana!