Tempo de trabalho e de vida

  • Mazé Torquato Chotil
Tempo de trabalho e de vida

O horário oficial de trabalho, aqui na França, é de 35 horas/semana desde que o governo socialista Jospin decidiu, em dois decretos de 1998 e 2000, fixar este novo tempo de trabalho, o que ficou conhecido pelas “Leis Aubry”, do nome da ministra do trabalho da época. Foi uma forma de diminuir o tempo de trabalho para dar emprego a um número maior de pessoas, face a altas taxas de desocupação.

Esta medida deu a possibilidade a homens e mulheres, ter mais tempo para o lazer, para estar com os filhos, a família... Lembrando que os trabalhadores têm a possibilidade de organizar melhor seus tempos de trabalho, que a coisa não é tão rígida assim. Muitas mulheres escolhem não trabalhar às quartas, quando os filhos têm aulas somente no período da manhã e utilizam o da tarde para aprender música, dança ou outra atividade qualquer, tendo os pais, ele ou ela, que os acompanham.

Na empresa onde trabalho, uma quantidade importante de mães foi admitida por quatro dias, porque decidiram trabalhar somente 32 horas por semana, o que não foi um empecilho para arrumar a vaga. Elas podem também, é e o caso de muitas, decidir trabalhar 40 horas por semana e tirar uma semana de férias a cada férias escolares, ou seja, a cada 40 dias, em geral.

Outras mães, ou pais, cujos filhos são grandes, podem também escolher não trabalhar as sextas, ter um final de semana de três dias. Ou seja, por aqui o tempo de trabalho é mais flexível, existe a possibilidade de organizar o tempo segundo as necessidades da família ou de si. Um certo número também trabalha meio período.

Cada vez mais, temos a consciência de que precisamos do trabalho, mas não devemos ser escravos dele. Mesmo as altas taxas de desemprego não têm impedido as pessoas de encontrar trabalho em tempo flexível.

Bom final de semana!

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.