Sucateando o patrimônio nacional
Continuando nossa conversa da semana passada, sobre a Maria d'Apparecida, me enganei de Maria, portanto, de prédio. Tinha imaginado que a nossa Maria se chamasse oficialmente Marques. Segui uma falsa pista. Voltei à lista telefônica, encontrei "Maria d'Appparecida". Com telefone e endereço. Fui ao prédio, falei com o zelador. Este, de volta das férias, pensava que o enterro já tinha se realizado. Estive em contato com a comunidade brasileira na cidade e com o Consulado que cuida do caso. O Consulado deve poder lhe proporcionar um enterro decente, recebi como informação. Mas, não pude obter todas as respostas às minhas questões. De forma que voltarei a falar da nossa cantora brasileira, em breve.
Aqui, hoje, queria falar do que soube sobre o Brasil durante a semana, pela imprensa francesa. A primeira notícia é boa, o "Le Monde" anunciou, quarta-feira, o lançamento do filme do brasileiro Fellipe Barbosa "Gabriel e a montanha" que em francês recebeu o nome "Gabriel et la montagne" que fala da viagem de um de seus amigos morto de cansaço em 2009, no Malawi.
O outro artigo doeu. O presidente brasileiro quer vender as nossas riquezas, o patrimônio brasileiro. Está "sucateando" o país na palavra de muitos. O Jornal econômico "La Tribuna" anunciou a colossal vaga de privatização brasileira: 58 empresas a serem vendidas, sobretudo a Eletrobras! Não existe mais nacionalistas, mais pátria? O valor do dinheiro é o Deus? Num mundo globalizado, precisamos reagir.
Bom final de semana