Sol, chuva e inverno
Neste instante, o Sol brilha. Estou no meu trabalho, onde a temperatura de inverno com a calefação é agradável. Pena que o trabalho não me deixa sair, degustá-lo pouco a pouco. Lá fora, devemos ter por volta de 2 graus. E se o sol continuar a esquentar, a temperatura subirá. Penso que, quando criança, durante os invernos matogrossenses, minha mãe mandava as crianças “esquentar o sol” nos dias de inverno. Ou seja, se esquentar sob o sol. Tínhamos blusas de flanela e para dormir, cobertas “seca poço”.
Meu corpo tem necessidade de sol. Aliás, aqui as crianças pequenas precisam tomar vitamina D, por falta do sol indispensável. Não posso deixar de pensar no verão brasileiro deste momento, com muito sol e chuva. Após alguns meses de inverno aqui – que neste ano foi muito simpático, com pouco frio – a gente precisa de sol. Claro, no verão de mais de 30 graus, a gente quer sombra. Cruzo muitos brasileiros por aqui justamente fugindo do sol!
Fevereiro é tempo também de férias escolares. Duas semanas de férias de inverno que começam hoje à noite para os parisienses. Muitos vão esquiar nas montanhas francesas. Esquiar, um esporte caro. E nas pistas, muita gente, mesmo se todos os franceses não partem no mesmo momento – o país é dividido em regiões para que as montanhas possam acolher o máximo de pessoas neste período.
E eu continuo neste momento sonhando com “meu” sol de criança, o de adulta, e todos os que possam me acariciar a pele nestas estações do ano.
Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016.
Bom final de semana, sob o sol ou a sombra !