Semana de 14 de julho

  • Mazé Torquato Chotil
Semana de 14 de julho

Quinta-feira, dia de festa nacional francesa. Pela manhã, desfile, e à noite fogos de artifícios no pé da Torre Eiffel. Ontem à noite, foi dia de baile em casernas dos bombeiros de Paris. Dia feriado, de turistas de férias... a gente termina esquecendo o que representa esta festa nacional: a tomada da Bastilha que deu início à Revolução Francesa.

Comentei, semana passada, que por aqui são férias escolares e por consequência, férias de trabalho. A imprensa começa neste período, até final de agosto, um período de recesso político, mas a esportiva trabalha em dobro com os vários eventos esportivos. Se domingo passado foi Final do Euro de futebol, o Tour de France começa a ficar animado.

Por outro lado, começa-se a pensar nos jogos olímpicos que o Rio acolhe em agosto. E o interesse pela situação brasileira volta às manchetes da mídia. Les Echos, jornal econômico, se interroga na sua matéria “Brasil: como salvar uma economia em pleno caos político?” Com foto de Temer e do Ministro das finanças, Meirelles e a implicação de seus ministros nos escândalos de corrupção.

O jornal Libération consagrou 5 páginas ao Brasil, com uma longa entrevista de Lula: “Luis Inácio da Silva: A política, a arte do impossível”. Diz que o ex-presidente, o mais popular da história contemporânea do país, fala sobre a ameaça de destituição de Dilma Rousseff, o caso Petrobras e os Jogos Olímpicos.

Todas as atenções vão se concentrar por aqui, no Brasil, Rio de Janeiro e nos Jogos Olímpicos. O medo de atentado por aqui é realidade após o que a gente conheceu na cidade nesses últimos tempos. O mesmo Libération informou que membros brasileiros do grupo terrorista Estado Islâmico teriam preparado um atentado contra a equipe francesa.

E nesta manhã de sexta, quando releio estas linhas, o horror das manchetes dos jornais franceses sobre o atentado em Nice, sul da França, com mais de 80 mortos. Não teremos sossego nunca?

 

Bom final de semana!

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.