Saci Pererê, nosso herói!

  • Mazé Torquato Chotil
Saci Pererê, nosso herói!

A semana foi de lembrança dos nossos mortos, de festa das bruxas e do nosso Saci Pererê. Não sei como foi festejado no Brasil, aqui, acho que o halloween ainda tem muito espaço, mesmo se perdeu nestes últimos 10 anos. Uma festa anglófila, que o mundo cada vez mais multinacional, trouxe. Me incomoda, porque é o peso da cultura que não tem nada a ver com a nossa, que tem abafado, matado a nossa e de muitas outras em diversos países do mundo, por força da economia do dominante.

Vejamos por exemplo o que aconteceu com a história do guaraná no Brasil: empresas multinacionais compraram marcas brasileiras da bebida e o que aconteceu em seguida? Elas encontram formas de não vender mais a bebida brasileira. Vendem a marca americana conhecida no mundo inteiro. Na empresa aérea de transportes, a brasileira-chilena, Latam, não serve mis guaraná! Somente a bebida americana! Incrível, não? Dessa forma, cada bebida vendida, estamos pagando o direito de produzi-la à empresa americana. Estamos contribuindo para matar a bebida brasileira!! Matando nossa cultura! Formando gerações que farão um país dependente do outro. Mesmo se não recomendo refrigerantes, que são um perigo para a saúde, sou contra esta atitude de comércio mundial.

Sou contra músicas americanas, pela mesma lógica. Culturalmente, devemos ser abertos, mas abertos à todas elas: portuguesa, italiana, africana... não somente àquela que domina, que pode pagar, que pode fazer lobby, de forma a receber muito mais assim que liquidar sua concorrente.

Voltando ao Saci, vi no Facebook um amigo brasileiro lembrando-o em relação a festa anglófila. Pulei de alegria. Me preocupa muito a atitude de assimilação sem reflexão. Acho que temos que lembrar e festejar o nosso Saci. Fui pesquisar e fiquei sabendo que o dia 31 de outubro é o dia do nosso herói! Data criada há mais de 10 anos, justamente como forma de resistência. Mas não me dou conta de como ele é festejado por aí. Ou é? Nas escolas, nas famílias?

Penso em Monteiro Lobato e Ziraldo que fizeram muito para divulgar este nosso herói. Entretanto, muito pode ser feito para se divulgar histórias, filmes, alimentar este mito nacional. Empresas podem ganhar dinheiro vendendo produtos que o lembrem.

E viva nosso Saci Pererê! Bom final de semana!

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Zé Elias

    Zé Elias

    Achei meu saci perdido nesta página haahahahhaah (sou o autor do desenho)