Orgânicos e sem embalagem!
Há alguns anos compro em mercados orgânicos. Porque aderi ao fato que não tenho necessidade de consumir muitas coisas, mas o essencial de boa qualidade. Minha saúde merece produtos sem pesticidas, orgânicos. Custam um pouco mais caro que os outros, mas vejo as coisas ao longo prazo e não somente a ditadura do preço. Por exemplo, sem pesticidas, posso comer também a casca da batatinha que quando cozinhada com ela, conserva melhor suas vitaminas. Como não preciso jogar nada fora, fica mais barato, ganho!
Além disso, procuro comprar nos lugares que sejam empresas cooperativas, de forma que os frutos dos lucros da empresa sejam divididos entre os cooperados, não para multinacionais que vão engrossar lucros de quem nunca trabalhou. Também escolho comprar produtos de épocas, são mais saborosos, custa menos e não poluem! É; porque se compro maçãs de longe nesta época em que não tem por aqui, elas vêm de avião! que poluem muito.
Sensível ao assunto, meus olhos caíram dias desses sobre um artigo da mídia brasileira (sim, na mídia brasileira!) que falava de uma loja parisiense que durante alguns meses venderia tudo à granel. Experimental, seguindo a linha do que já se faz em Berlim.
Achei ótimo! Porque isso quer dizer menos lixo! Antes comprávamos dessa forma, tudo a granel, antes que a sociedade de consumo viesse nos propor tudo, e muito empacotado. É incrível ver as latas de lixo com a quantidade de embrulho. Claro, se recicla muito por aqui, mas o ideal é não fabricá-los. Nas lojas onde compro, eles dispõem sacos de algodão nos quais a gente pode utilizar para colocar os produtos que compramos, de forma a reutiliza-los, diminuindo o lixo.
Entretanto, na loja onde compro, muitos, mas nem todos, os produtos são vendidos à granel, razão pela qual eles estavam testando esse tipo de loja na cidade junto a um público a clientes que não estavam acostumados. E tiveram sucesso! De forma que, espero, apliquem logo a ideia nas lojas francesas.
Não conheço Dourados, mas em Glória de Dourados, a agricultura familial orgânica tem evoluído e dispõe cada dia mais de produtos e de consumidores.
Bom final de semana orgânico!