Momentos felizes
Esta semana me trouxe vários momentos de felicidade. No começo dela, quando ouvi um programa de rádio que entrevistou o sociólogo e filósofo Edgar Morin. Ele lança um novo livro aos seus 95 anos, “Ecologiser l’homme”, que poderia ser traduzido como a necessidade de “ecologizar o homem”. Para ele o homem deve ter uma preocupação ecológica que compreende a defesa dos animais, do aquecimento do planeta, mas não somente, ele deve pensar ecologia política, no futuro do indivíduo, da sociedade e da espécie humana. “O homem tem necessidade da terra que tem necessidade do homem. Face ao desenvolvimento tecno-ciêntífico-econômico, que degrada a atmosfera, e nos ameaça, é preciso transformar nossas vidas e nossos modos de organização”. Um desafio enorme, mas que temos que enfrentar.
Uma consciência do que somos, do que fazemos durante o tempo em que estaremos por aqui, é preciso. Usamos as coisas do mundo durante o período em que estamos por aqui, elas não nos pertencem. Então, é pensar no que vamos deixar aos nossos filhos, que herança desejamos que eles tenham. Não precisamos deixar montes de riquezas materiais que eles não terão nunca o tempo de consumir, mas a sabedoria de viver juntos, num mundo para todos, recusando a publicidade que nos ensina que devemos consumir. Não! Não devemos consumir por consumir, e nem consumir qualquer coisa. Devemos ir ao essencial. Razão pela qual admiro homens com Edgar Morin, que nos incita a procurar o essencial nas nossas vidas. Então, devemos nos perguntar: o que é essencial em nossas vidas?
O outro prazer da semana foi ouvir um vídeo com o ex-presidente uruguaiano, Mojica, falando justamente que a publicidade nos faz acreditar que precisamos de tal ou tal produto. Precisamos de amor, boa saúde, casa para morar, trabalho digno, amigos, conhecimentos...
O outro prazer, enquanto brasileira foi ver que o jornal “Le Monde” consagrou duas páginas de sua sessão de Cultura para o filme brasileiro “Aquarius”, que ainda não vi, mas que recebeu boas críticas por aqui.
Bom final de semana, feliz!