Mato Grosso do Sul em Paris

  • Mazé Torquato Chotil
Mato Grosso do Sul em Paris

Dia de muita satisfação nesta quarta-feira quando apresentamos em Paris, na Embaixada do Brasil, sala Villa-Lobos, “Um autre Brésil / Um outro Brasil: Mato Grosso do Sul”, um evento em torno da cultura sul-mato-grossense através de suas literatura, música e culinária. Além de mim, o poeta Henrique de Medeiros e o professor de literatura da Unila, Marcelo Marinho, três sul-mato-grossenses para falar desta região quase tão grande quanto a França. Contou com a presença da ministra Claudia de Borba Maciel e do responsável do serviço cultural Edison Luiz da Rosa Jr. do corpo diplomático, e de um público composto de franceses, brasileiros, professores e universitários da cidade.

Ministra Cláudia Maciel, do corpo diplomático Brasileiro, professor Marcelo Marinho da Unila, Gabriella Scheer, atriz, Henrique de Medeiros, Mazé Torquato chotil e o pianista César Birschner, no evento na Sala Villa-Lobos

Marcelo Marinho, de passagem por Paris para seu pós-doutorado na Sorbonne; fez a apresentação do evento que contou também com o pianista César Birschner que nos abrilhantou com canções sul-mato-grossenses e da atriz Gabriella Scheer que leu textos das três obras apresentadas “Azur Macadam”, livro de poesias de Henrique de Medeiros, edição bilíngue Francês português, e dos meus livros “Lembranças do sitio” e “Minha aventura na colonização do Oeste”.

Além do evento na embaixada, fomos convidados para o programa da RFI -Rádio França Internacional Brasil, “RFi convida” onde falamos da diversidade cultural do Mato Grosso do Sul, de nossas obras e da percepção deste estado do Centro Oeste brasileiro na França. A entrevista pode ser vista nas páginas da rádio

Dourados e a Região da CAND – Colônia Agrícola de Dourados foram lembradas nos dois eventos através de “Minha aventura na colonização do Oeste” livro que escrevi em homenagem aos colonizadores e “Lembranças do sítio”.

Mazé Torquato Chotil e Henrique de Medeiros 
fotografados pelo jornalista Elcio Ramalho, na RFI
Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.