Mato Grosso do Sul em Paris

  • Mazé Torquato Chotil
Mato Grosso do Sul em Paris

Muitos franceses sabem da existência do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Nordeste e da Amazônia. Quase ninguém conhece a existência do Mato Grosso do Sul, razão pela qual estou feliz em poder comunicar que na quarta-feira, dia 7 de dezembro, a Embaixada do Brasil em Paris abre as portas para o nosso Estado, através de minhas obras “Lembranças do sítio” e “Minha aventura na colonização do Oeste” [1] e “Azur Macadam” de Henrique de Medeiros, um livro de poesias bilíngue em lançamento pela editora francesa Éditions Estaimpuis.

O evento com o objetivo de divulgar a cultura de nossa região será apresentado pelo também sul-mato-grossense, professor de literatura da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), Marcelo Marinho, especialista da obra do poeta Manoel de Barros. O pianista César Birschner executará músicas do cancioneiro da região e a atriz Gabriella Scheer lerá textos dos três livros.

O evento, “Um Outro Brasil: Mato Grosso do Sul” se findará com uma sessão de autógrafos com os autores e coquetel típico. As obras da pintora Lourdes de Deus, que serviram para a ilustração do livro “Lembranças do sítio”, serão expostas durante o evento.

Para quem não me conhece, nasci em Glória de Dourados, quando fazia parte do município de Dourados, fui estudar em São Paulo onde me formei jornalista, antes de chegar aqui na Europa. Jornalista e pesquisadora, conclui em 2014 uma pesquisa de pós-doutorado sobre o exílio de trabalhadores brasileiros durante a ditadura. Além dos dois livros que serão apresentados, escrevi “Minha Paris Brasileira” e “Trabalhadores exilados”, em português; e “Ouvrières chez Bidermann: une histoire, des vies” e “L’exil ouvrier”, em francês. Vivo em Paris desde 1985, onde me casei com o poeta e compositor francês Bernard Chotil.

Henrique de Medeiros Filho é acadêmico, escritor, publicitário e jornalista. Autor dos livros de poemas, contos, crônicas e outros escritos “O Azul Invisível do Mês que Vem”, “Pirâmide de Palavras”, “Que as Dores se Transformem em Cores” e “Palavras Correndo Atrás de Textos”, além de roteirizar e editorar “David Cardoso, o Rei da Pornochanchada” (autobiografia memorialista). Tem, agora, coletânea de poemas traduzida e lançada na França: “Azur Macadam”. Henrique é natural de Corumbá. Na sua infância morou em São Paulo e Rio de Janeiro, antes de retornar, na década de 80, à sua terra. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho – RJ, exerce atividades criativas, multimídia e empresariais, tendo ampla participação na vida cultural através de inúmeros projetos no setor das artes cênicas, musicais, audiovisuais e literárias.

Bom final de semana!

[1]Disponíveis na Livraria Canto das Letras, em Dourados

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.