Lula, reforma do trabalho e imigração na França

  • Mazé Torquato Chotil
Lula, reforma do trabalho e imigração na França

A informação de que o ex-presidente Lula foi levado para depor na Polícia Federal no caso da Lava Jato chegou às manchetes dos jornais franceses no começo da semana. Le Monde, Le Figaro, Les Echos… num momento em que a França discute uma reforma do trabalho proposta pelo governo socialista de François Hollande. Um certo número de manifestantes foi às ruas nesta quarta-feira e promete voltar semana que vem se o projeto não for retirado.

Os manifestantes não querem mudanças que tragam mais flexibilidade em matéria de direito do trabalho aos empresários que, com todos os que já lhes foram dados nestes últimos tempos, continuam a mandar gente embora, elevando a alta taxa de desemprego que gira em torno dos 10%. Eles não querem que direitos adquiridos após muitas lutas, sejam perdidos e ainda mais, durante um governo socialista. Assistimos empresas com boa saúde fechar suas portas porque acionários do mundo financeiro desejam sempre mais lucros.

A questão dos imigrantes na França e Europa é também uma grande preocupação dos países europeus confrontados a questão do desemprego, em dar condições de vida digna para os novos residentes. Países pequenos e grandes em reuniões em Estrasburgo e Bruxelas, onde estão instalados respectivamente o Parlamento e o Governo europeu, discutem, tentam uma política comum em relação a questão, entretanto estamos longe de vê-la resolvida. Na espera, países fecham suas fronteiras com barreiras de arame farpado.

 

Bom  final de semana !

Reprodução
Jornais Le Monde e Les Echos repercutiram denúncias sobre Lula
Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.