Logo na terrinha

  • Mazé Torquato Chotil
Logo na terrinha

O tempo passa, as malas estão quase prontas para a partida. Um trabalho de comunicação importante ainda para informá-los dos nossos encontros. As possiblidades de nos vermos na nossa região: sábado dia 30 de abril em Glória de Dourados no Encontro dos amigos dos anos dourados. No dia seguinte, 1° de maio, estarei em Deodápolis, onde apresentaremos, com o poeta Milton Jorge Silva, nossas obras, no Auditório da Escola Polo às 19h. No dia seguinte, na segunda chegarei em Dourados. Apresento, às 19h no Auditório II da Faculdade de Ciências Humanas-FCH da UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados meu livro: “Trabalhadores exilados”.

De São Paulo, parto de carro com o amigo Antônio Doarte, o criador dos nossos Encontros, ou de ônibus. Vai depender dos nossos horários. Quando cruzo o Rio Paraná, ele me parece interminável tanto é a vontade de chegar, mas o ônibus vai fazendo suas voltas... Nova Andradina, Ivinhema, Deodápolis e, sétima linha, Glória de Dourados, terra de minha infância.  Quantas vezes não atravessei essa estrada depois da minha primeira viagem, no sentido contrário, em dezembro de 1974, que me levou para estudar em São Paulo, a grande cidade, um novo mundo.

Queria estudar e na época, as faculdades existiam somente nos grandes centros. Não queria perder o contato, me sentia expatriada longe do meu universo, mesmo se a grande cidade me mostrava todos os seus charmes. Depois, me distanciei ainda mais vindo para Paris, de onde escrevo estas linhas. Mas continuei voltando para rever os amigos e a família, falar de “Lembranças do sítio”, de “Minha aventura na colonização do Oeste”, com vontade de transmitir parte da história que vivi, de lembrar aos novos a memória de um povo num mundo que tanto mudou. Como digo, não para ficar no saudosismo, porém para conhecer o passado a fim de melhor organizar o futuro.

Bom final de semana e até breve!

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.