Humanismo na época digital
Celular e o programa whatsapp são alguns dos utensílios de comunicação dos nossos tempos, entre tantos outros objetos digitais que estão mudando o mundo, nossa forma de ser e viver. Eles estão na nossa vida doméstica, mas também na profissional, medical, nosso lazer.... Sem refletir, entramos de cabeça nesses objetos. É realmente muito bom poder falar e ver sua família quando se está distante, dar entrevistas à distância como fiz esta semana com uma rádio de Aquidauana.
Entretanto, precisasmos refletir sobre o que isso representa, o que isso nos trás de bom e de mau. Como sempre, ter consciência, guardar os olhos abertos. Sempre ver os dois lados da moeda é necessário. Eles podem também ser uma droga, impedir de ver o real, levar as pessoas a se refugiar no irreal.
Penso em mais nada no consumo de energia desses aparelhos, no lixo, sem reciclar, que estamos produzindo com a troca de aparelhos de forma muito regular, porque o mundo capitalista quer cada vez mais consumo. Penso na lâmpada que inicialmente seu inventor a fez para durar a vida toda. Entretanto, como não seria uma boa coisa para se vender muito o produto, o fabricante pede uma outra que fosse necessário trocar, de forma a ter muitos clientes!
Então, a questão atual é a de refletir em como desfrutar desses aparelhos sem deixar de sermos nós mesmos, sem deixar que eles “tomem” o nosso lugar. Estou falando desse assunto porque encontrei meu diretor da tese (defendida em 2007) nesta semana e conversamos sobre sua pesquisa atual que gira em torno do humanismo digital.
O humanismo na era digital é pensar o homem neste contexto. Sabendo que o humanismo significa, na sua forma mais ampla, valorizar o ser humano e a condição humana. Movimento intelectual nascido na Itália no século XIV, na saída da Idade Média, quando se entra no Renascimento, na idade dita moderna. Este pensamento que leva em conta os valores humanos, o bem estar do homem, foi espalhado pela Europa.
O humanismo digital que estuda meu ex-diretor de tese, procura compreender como o digital funciona no conjunto das atividades humanas, muda as formas de agir e pensar, o modo de viver e consequentemente os modelos de representações mentais que são associados de forma a termos consciência e podermos reagir em consequência no sentido de preservar os valores essenciais ao homem.
Bom final de semana!