Férias!

  • Mazé Torquato Chotil
Férias!
Reprodução
Em um de seus livros, Mazé apresenta um ótimo guia

Julho e agosto são meses de férias escolares na França, Europa e todo o Norte do hemisfério, por ser o verão por aqui. Têm os que tiram férias em julho e os que saem em agosto, mas sobretudo depois do feriado do 14 de julho, a cidade de Paris fica vazia de parisienses. Ela, que recebe turistas o ano todo, fica mais cheia de pessoas, do mundo inteiro, desejosas de conhecer a cidade da Torre Eiffel. Os parisienses aproveitam para descansar na praia, passear nas montanhas, viajar para mais longe...

E os comericantes fecham as portas de suas lojas. Minha padaria costuma fechar todo o mês de agosto. É! Fecha mesmo! Quando cheguei aqui acostumada a ver padaria aberta dia e noite, nos dias da semana como em finais de semana e feriados, estava longe de imaginar que padaria pudesse fechar.

É importante tirar férias, para descansar, conhecer, ver família... a gente volta com as baterias recauchutadas, com ânimo para “atacar” o novo ano que começa! Fazer planos... E não tem essa coisa de vender férias, como se faz muito no Brasil. Numa das minhas últimas visitas ao Brasil, fui ver um amigo que me disse que estava sem tirar dias de férias há mais de oito anos!

Como ainda não estou aposentada e tirei 2 semanas de férias em maio, tiro mais duas no final de agosto, de forma a guardar duas outras para revisitar o Brasil em outubro e fazer mais lançamentos do “Trabalhadores exilados”. Os trabalhadores franceses têm 5 semanas de férias e se fizermos horas a mais, podemos  gozar de mais dias de férias.

Viva as férias!

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.