Caminhadas em tempo de férias

  • Mazé Torquato Chotil
Caminhadas em tempo de férias

Caminhadas podem ser feitas em qualquer momento do ano, mas prefiro nesta época de verão europeu. Além do fato que andar é bom para a saúde, elas podem nos levar para lugares desconhecidos, para descobrir vilarejos, culturas, ricos patrimônios arquiteturais... A maioria delas são feitas a pé, porém existem também em barcos nos rios de diferentes regiões do país.

Muitas associações, sem fins lucrativos, existem em Paris e região parisiense, como em toda a França, e propõem ao público "randonées", caminhadas de diferentes lugares, quilômetros, guiadas por voluntários que são verdadeiros conhecedores.

A que realizei há duas semanas foi fora de Paris, no Norte da região parisiense. Nos encontramos com o guia na estação Gare du Nord. Pegamos um trem e 45 minutos depois estávamos, umas 15 pessoas, no nosso ponto de partida da caminhada, a estação Parmain-L'isle Adam-Auvers sur Oise para percorrer 20 km, trajeto sem muita dificuldade, em ritmo normal, passando por florestas e vilarejos.

O guia tem seu mapa, o nome das pessoas, seu gps, cerca de 75 anos e costuma fazer 3 caminhadas por semana! O homem está numa forma incrível! Após uma hora de caminhada, uma pausa para comermos uma banana e fazermos o que se chama "pausa técnica", ou seja, fazer suas necessidades físicas, se necessárias.

Continuando, um grupo de ciclistas, uns 30, nos ultrapassou. Logo mais, na frente de um castelinho, estavam parados para tomar água, apreciar o lugar. Cruzando com eles, alguém pediu para um dos membros do nosso grupo fazer uma foto do grupo na frente do castelinho que devia ser do século 18.

Retomando nossos passos, passamos ao lado de uma plantação de trigo pronta para se colhida, após os dias ensolarados do verão. Flores de diferentes cores nos presenteiam com suas belezas. Alguns pés de frutas nos dão o prazer de colhermos no pé. A temperatura por volta dos 30 graus, apreciamos a entrada na floresta. Canto de pássaros, vegetação... e as marcas da caminhada sempre bem indicadas. Grupos de voluntários são encarregados, todo ano, de verificar as placas indicativas, limpar o terreno... de forma que as caminhadas sejam prazeirosas e que ninguém se perca, mesmo os que decidem caminhar sozinhos ou em grupo de duas pessoas.

Bom final de semana!

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.