Ultramaratona de 12 horas arrecada alimentos para famílias em Dourados
Prova aberta para quem quiser participar terá percurso no quarteirão da Paróquia Santo Elias, no Parque das Nações I
No próximo sábado, dia 17, Dourados será palco da primeira ultramaratona solidária já realizada na cidade. Atletas profissionais planejam correr sem parar por 12 horas. Mas o evento é aberto e quem quiser participar poderá percorrer a distância que preferir, pelo tempo que aguentar; basta levar 1 quilo de alimento não perecível. O percurso será ao redor da Paróquia Santo Elias, no Parque das Nações I.
Iniciativa dos ultramaratonistas Anízio Silva e Itamar Viana, essa ultramaratona tem por objetivo arrecadar alimentos que posteriormente serão doados a famílias carentes por meio dos Vicentinos, um grupo leigo da Igreja Católica que atua em serviços sociais.
“É para fechar bem nossa temporada com uma ação filantrópica. Devolver a Deus o que Ele tem nos proporcionado”, explica Itamar, que no dia 10 passado, aos 41 anos, superou os próprios limites ao correr 100 quilômetros e 500 metros durante 12 horas na famosa ultramaratona de Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, capital do Paraná.
Com essas marcas, ele ficou no 4º lugar geral dessa concorrida prova. Na frente dele, em 3º, chegou Anízio, de 42 anos, seu amigo e treinador. Educador físico que pratica esse tipo de atividade há 25 anos, correu 105 quilômetros e 750 metros, primeira vez na vida que superou a marca de 100 quilômetros.
“Foi uma prova difícil, num percurso de barro, com largada às 19 horas do dia 10 de dezembro e chegada às 7h do dia 11”, explica.
É ao lado dessa dupla, que na capital paranaense conquistou uma dobradinha inédita para atletas de Mato Grosso do Sul, que os participantes da ultramaratona solidária poderão correr no próximo sábado. A prova de Dourados terá início às 7h e encerramento às 19h.
A ocasião abre pelo menos duas ótimas oportunidades: ajudar ao próximo com a doação de alimentos e praticar exercícios físicos. São exemplos dados por Anízio e Itamar, que além de propor essa ação solidária, são atletas que correram mais de 4 mil quilômetros durante seis meses de treinamento duro.
“Todo dia corremos de uma hora e meia a duas horas”, informou Itamar, que perdeu 15 quilos nessa árdua etapa. Percursos entre municípios, como o trecho entre Dourados e Rio Brilhante, são frequentes para quem busca preparação suficiente para encarar uma ultramaratona.
Para maiores informações sobre o evento solidário agendado para o próximo sábado, foram disponibilizados os telefones de contato (67) 99604-7382 e (67) 99614-3259.