Sindicato dos Educadores elege chapa única um dia antes de recomeçar greve

Educadores decidiram retomar a greve a partir do próximo dia 4 de novembro (Divulgação)
Educadores decidiram retomar a greve a partir do próximo dia 4 de novembro (Divulgação)

Os filiados ao Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados) elegem no próximo dia 3 de novembro a diretoria e o conselho fiscal para o triênio 2015-2018. Apenas a chapa 1, Compromisso e Luta, liderada pela professora Gleice Jane Barbosa, atual vice-presidente, está apta a disputar o pleito que acontece um dia antes da retomada da greve na Rede Municipal de Ensino.

Leia também:

-Prefeitura descumpre acordo e educadores retomam greve no dia 4 de novembro

-Revoltados com a prefeitura, educadores podem retomar greve suspensa em agosto

-Secretária de Educação determina aulas até dia 30 de dezembro em Dourados

Conforme o sindicato, durante assembleia extraordinária realizada na manhã de quarta-feira (22) foi deliberado que somente a chapa 1 vai concorrer porque as chapas 2 e 3 foram consideradas irregulares. “Essa Assembleia Extraordinária aconteceu atendendo o pedido da própria chapa 3. Encabeçada pelo professor Rafael Spessoto, a chapa 3 também distribuiu uma carta aberta nas escolas do município, onde acusava a comissão eleitoral de impedir a candidatura”, informa.

Ainda segundo o Simted, a comissão eleitoral, formada por cinco integrantes, argumentou que todas as decisões são tomadas seguiram e respeitaram o estatuto.

No início deste mês os educadores constataram uma situação anormal no processo de filiações. Entre os dias 15 e 31 de julho, quando a categoria estava em greve, houve aproximadamente 200 novas filiações.

No entanto, várias delas foram anuladas por estarem “sob suspeita de irregularidades constitucionais e em desacordo com os procedimentos regulares do sindicato”. O MPE (Ministério Público Estadual) foi acionado, porque, segundo o Simted, a Prefeitura de Dourados insistiu em promover os descontos mesmo dos filiados com registro negado pelo sindicato.

Além de considerar a quantidade de filiações anormal para o período, os sindicalistas identificaram registros “sem o documento assinado pelo requerente da filiação que fica arquivado no Simted colocando em risco a legitimação da entidade sindical na representação destas pessoas”.

Apesar de invalidar as fichas, o Simted reafirmou o convite para novas filiações, desde que regulares. “O processo de adesão sindical é livre e deve partir do interesse dos trabalhadores em somar na luta por melhorias nas condições de trabalho e valorização. Este é um direito constitucional e deve ser primado sua efetivação”, pontuou o sindicato.

Confira os integrantes da chapa 1:

Chapa 01 Compromisso e Luta, com os seguintes integrantes: Para DIREÇÃO GERAL, Presidente – Gleice Jane Barbosa; Vice-Presidente – Juliano Meneghetti Mazzini; Secretaria Geral  - Sirléia de Fátima Marcomini; Secretaria Adjunta – Neide Augusto Pereira Guedes; Secretaria de Finanças – José Carlos Brumatti; Secretaria de Administração e Patrimônio  – Edvaldo Atilio Machado; Secretaria Adjunta de Finanças – Marco Antonio Rechinelli Leal; Secretaria de Comunicação – Márcia Regina Xixa de Santana; Secretaria de Formação Sindical – Enio Ribeiro de Oliveira; Secretaria de  Políticas Educacionais – Amaiuza Souza Sanches; Secretaria dos Especialistas de Educação – Célia Reginaldo Faustino; Secretaria dos Educadores Administrativos – Jeanice Maia Mendes da Silva; Secretaria de Assuntos Jurídicos – Elizangela Tiago da Maia; Secretaria de Políticas Sociais – Marcos Falco de Lima; Secretaria dos Trabalhadores Anti-racismo e defesa da diversidade – Sandra      Miguel Raidan;  Secretaria da Mulher Trabalhadora – Gislaine Aparecida Alves Brito; Secretaria dosTrabalhadores em Educação Indígiena – Cesar Fernandes   Riquerme  Benites; Secretaria de Políticas Municipais – Paulo de Tarso Pereira; Secretaria de Aposentados e Assuntos Previdenciários – Sideril Estevan Gomes; Secretaria de Cultura, Esporte e meio ambiente – Paulo Sérgio da Silva Caiano; Secretaria de saúde do trabalhador – Eliza Cristaldo Romero Ogima.  Para o  CONSELHO FISCAL  Chapa 01 – Compromisso e Luta, 1 – Rosane Franciosi de Carvalho;  2 – Jorcilei Lima;  3 – Ana Maria Magro Lino;  4 – Aldair Lucas Carvalho

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.