Em greve, educadores passam dia na prefeitura e criticam vereadores

Prefeitura está tomada por educadores em greve; categoria pressiona prefeito por valorização profissional (André Bento)
Prefeitura está tomada por educadores em greve; categoria pressiona prefeito por valorização profissional (André Bento)

Os educadores da rede municipal de ensino de Dourados estão acampados na prefeitura, onde devem permanecer durante esta quinta-feira (24). Em greve, eles querem pressionar o prefeito Murilo Zauith (PSB) a atender as reivindicações de valorização profissional. Também divulgaram uma nota com críticas a postura de alguns vereadores durante a sessão realizada na segunda-feira (21).

Leia mais:

-Secretária reconhece desencontro de informações na prefeitura sobre greve dos educadores

-Prefeito Murilo decepciona e trabalhadores da educação garantem que greve deve continuar

-Prefeitura de Dourados gasta 54% do que arrecada com salários

Organizados pelo Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados), os grevistas chegaram ao CAM (Centro Administrativo Municipal) antes das 8h. Munidos de faixas e cartazes, deixaram claro quais são as reivindicações da categoria, observados de perto pela Guarda Municipal. Ao menos quatro viaturas foram deslocadas para o local.

A sindicalista se refere à reivindicação do Piso Salarial de 20 horas para os integrantes do Magistério e à criação de um PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração) para os servidores que atuam no setor administrativo da rede municipal de ensino.De acordo com a vice-presidente do Simted, Gleice Barbosa, o objetivo dessa manifestação é pressionar o prefeito. Ela destaca que a luta dos educadores nunca esteve restrita à reposição inflacionária (6.15%) que o Executivo concedeu no início dessa semana – com atraso de quase três meses. “Defendemos uma política de valorização profissional”, pontua.

O reinício das aulas nas escolas e centros de educação infantil do município estava agendado para o dia 15 deste mês. Mas não há sequer previsão de quando serão retomadas.

Também nesta manhã os educadores divulgaram uma nota com críticas a alguns vereadores.

Confira o documento na íntegra:

“Trabalhadores em Educação são desrespeitados na sessão da Câmara

A categoria da educação, reunida em assembleia no dia 22 de julho, após um amplo debate sobre o ocorrido na sessão da câmara no dia anterior, vem a público mostrar sua indignação pela forma como alguns vereadores da Câmara Municipal de Dourados – MS desrespeitaram os educadores e os administrativos ao utilizarem a tribuna livre daquela Casa, proferindo ofensas de forma autoritária à categoria.

O Vereador Aguilera, ao se pronunciar, fez acusações descabíveis na tentativa de desmobilizar os grevistas. O público presente na sessão, ao se manifestar e discordar, diante da ofensa, foi autoritariamente repreendido pela presidência da Casa, na pessoa do vereador Idenor Machado, que ameaçou evacuar a Câmara, se os educadores não se calassem. Todavia, não reprimiu o vereador que ofendeu a todos os presentes, ao subestimar a competência intelectual dos grevistas.

A categoria esteve na câmara devido a preocupação com a votação do projeto de lei de reajuste que coloca em risco o reajuste dos servidores contratados. O artigo 4º, do projeto de lei encaminhado pelo Executivo, prevê que os contratados (convocados e acréscimo de carga horária) terão reajuste no momento de sua contratação, o que, teoricamente, subentende-se que ocorrerá em fevereiro de 2015, já que a maioria dos contratos foram feitos no mês de junho. No final do artigo acima citado aparecem as palavras “CONFORME O CASO”, trazendo interpretações discrepantes quanto ao seu real significado.

Ainda que o artigo 5º diz que o projeto terá efeito retroativo a partir de abril de 2014, o artigo 4º é o que define a situação dos contratados, permitindo a interpretação de que os trabalhadores convocados ou com acréscimo de carga horária, podem ou não, receber a reposição salarial de abril, maio e junho abrindo-se, então, uma brecha de interpretação, uma vez que declara no artigo anterior que o reajuste só ocorrerá na renovação contratual, deixando a categoria insegura.

A lei precisa ser transparente e refutar a sua dubiedade para assegurar ao trabalhador em Educação deste município, os seus direitos, pois em uma sociedade em que alguns representantes do povo não agem com clareza e respeito pela Educação percebe-se que a mentira, em sua forma vil, é a manobra mais perversa de alguns dos eleitos pelo povo.

RESPEITO Á EDUCAÇÃO E PRINCIPALMENTE, AOS ALUNOS, PASSA, ANTES DE TUDO, PELO RESPEITO AOS EDUCADORES!”.

 

 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Henrique

    Henrique

    Carlos, não são só nove professores em greve não, é muito mais que isso kkkkkkkkkk... O Brasil seria melhor se os políticos fossem melhores isso sim! Não vem querer colocar a culpa no professor. Vê se presta atenção.

  • maria de oliveira

    maria de oliveira

    já disse não preciso puxar saco de ninguem, detesto pulitica mas já vi muitos educadores puxando saco de varios puliticos, tanto ke a greve com certeza tem dedo de pulitico no meio, ai quem paga é os alunos, os pais, ke na maioria dependem dos ceins prá trabalhar, acorda educadores vcs prejudicão muita mais a sociedade doque outros parazitas

  • carlos

    carlos

    De nove estes professores estão de greve, assim fica fácil ganhar dinheiro, se tivessem a mesma preocupação em ensinar os alunos, ao invés de cada vez mais quererem dinheiro o Brasil seria muito melhor

  • santos

    santos

    maria oliveira deve ser DGA de alga algum veriador baba..........do prefeito ou deve ser dicim......da secretaria,acorda pra vida pensa no futuro.

  • Henrique

    Henrique

    Pronto Maria Oliveira, você já puxou bastante o saco do prefeito e da secretária. Agora vai lá ver se eles arrumam um cargo pra você ficar numa sala sentada jogando paciência no computador kkkkkkkkkkk...

  • maria de oliveira

    maria de oliveira

    acho ke todos ke ficarão bravos são profassores, olha fernando não conheço prefeito, não preciso puxar saco de ninguem, só dei minha opinião ke até onde eu sei é livre, a não ser ke a 94 entre de greve kkkkk olha ROSEMEIRE não preciso do salario de professor pra viver, mas até hj nunca vi um professor morrer de fome, portanto vão trabalhar, pq o prefeito NÃO vai dar aumento

  • FERNANDA SANTOS

    FERNANDA SANTOS

    essa tal de dona Maria deve ser uma enviada do prefeito ou da secretaria de educaçao,ou ela num entende nada de sala de aula,nunca deve ter ido la ver como os professores trabalham, ou deve ser filha de papai,pra nao falar filha do DEMO com essa fala dela,vai estudar e procura se atualizar dos acontecimentos e reivindicaçoes que estao ai.

  • Silvana Ferreira

    Silvana Ferreira

    Um absurdo é o valor do salário dos guardas municipais, ganham 8.000 pra não fazerem nada.

  • maria

    maria

    A luta poder de direito...o que eu acho feio é q são educadores q usam palavras .atitudes de q não a tem"Educação " protestar e lutar não precisa ofender...É feio.Respeitam p serem respeitados.

  • ELIANE REGINA  BRUFATTO PEREIRA

    ELIANE REGINA BRUFATTO PEREIRA

    Maria de oliveira, espero que esse seja o seu nome !! poço estar enganada, mas qual é o seu DGA mesmo ??

  • RAMONA

    RAMONA

    COM CERTEZA DONA MARIA OLIVEIRA DEVE SER AMIGA DO MURILO E SE FOR UMA MÃE DE ALUNO DE ESCOLA PUBLICA É UMA PESSOA BEM ALIENADA DOS PROBLEMAS EXISTENTES NESSAS ENTIDADES PUBLICAS,POR ISSO SÓ LAMENTO SEU COMENTÁRIO

  • ana da silva

    ana da silva

    apoio o prefeito, tempo prá tomar mate eles tem, vão trabalhar, ótimo exemplo pros seus alunos, o prefeito descota nos salários desses folgados, dias parados não pode receber, há cobra aluguel do lugar ke eles tão ficando

  • ROSEMEIRE

    ROSEMEIRE

    com certeza dona Maria a senhora não precisa de salario para sobreviver.acho que os professores tem todo o direito de reinvidicarem os seus direitos.ninguem trabalha de graça para ninguem.muito menos para educar os filhos dos outros,como o meu filho e de muitos pais que precisam e trabalham direto para dar uma educação e bons exemplo para todos.não desistam de seus ideais.e que DEUS ABENÇOE A TODOS VOCES.AMEM.

  • Manoel Figueiredo -

    Manoel Figueiredo -

    "Maria Oliveira", afinal você não sabe que; Ceda de ceder começa com C e a sua SEDA é um tecido, volte pra escola.

  • santos

    santos

    maria oliveira sempre estudei em escola publica e tenho filhos em escolas publicas,e voce?nao sabe nem pouco sobre a luta que os educadores tem, deve ser filhinha de papai e estudou em escola particular pra dizer que os professores não estão com razão,apoio a greve .

  • maria oliveira

    maria oliveira

    senhores educadores voltem pro trabalho, pq tem professores dizendo ke a greve não e justa, vcs são muito folgados, tomara ke o prefeito não seda, e ke a mariniza desconte dos salarios os dias parados não sedão