Promessas do PAI em atraso
Prazo para entrega do Pronto Atendimento Infantil (PAI) completou aniversário. Na verdade, mais do que aniversário, são 18 meses de atraso e o que se constata é que não há previsão...
Atrasar a entrega de obras públicas parece ser algo bem comum para a Prefeitura Municipal de Dourados. Assim como as obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que está com atraso na entrega de mais de 30 meses, o PAI (Pronto Atendimento Infantil) se arrasta na conclusão da infraestrutura. A reportagem da 94FM Dourados foi ao local verificar e constatou que este prazo ainda vai se estender bastante, o que continua prejudicando 60% da população douradense, que busca em sua maioria consultas e procedimentos aos seus filhos.
Em 2012, o Ministério da Saúde liberou R$ 1.553.898,07 (um milhão, quinhentos e cinquenta e três mil, oitocentos e noventa e oito reais e sete centavos) para a construção do PAI na comunidade do Terra Roxa. Conforme a placa, que ainda está em frente ao PAI, as obras deveriam ter sido entregues em fevereiro de 2013.
Com o atraso, aproximadamente 15 mil crianças deixam de receber atendimento pediátrico, o que congestiona os hospitais de atendimento geral, penaliza a saúde infantil e, consequentemente, evidencia a má qualidade da gestão pública de Dourados, que não cumpre nem os prazos estipulados por ela mesma.
Em reportagem anterior à 94FM, publicada no dia 29 de maio de 2013, o secretário de planejamento de Dourados, disse que a obra somente deveria ser inaugurada em dezembro de 2013. Desde o prazo informado, já com atraso, se passaram oito meses e as denuncias só aumentam. Enquanto isso, as obras caminham a passos de tartaruga. Até o final desta matéria, a prefeitura não se pronunciou sobre o caso e nem estipulou qualquer data para, finalmente, entregar o PAI à população douradense.