Outubro chuvoso e com ventos fortes fez estragos em Dourados
Segundo a Embrapa, outubro passado foi mais chuvoso do que a média e teve dois dias de ventos muito fortes na cidade
Boletim Guia Clima divulgado nesta quarta-feira (4) pela Embrapa Agropecuária Oeste revela que outubro passado foi mais chuvoso do que a média em Dourados. Ainda segundo o comunicado escrito pelo pesquisador Carlos Ricardo Fietz, no mês passado a cidade teve dois dias de vento muito forte. Numa dessas ocasiões houve danos causados por quedas de árvores.
Segundo a Embrapa, sob influência de El Ninõ, outubro de 2015 teve 184 milímetros de chuva em Dourados, índice 41 milímetros superior à média histórica do mês, que era de 143 milímetros. “Houve oito dias chuvosos e a maior precipitação foi 56mm em 3 de outubro”, segundo do boletim.
Nessa mesma data a cidade teve ventos de 49km/h classificados como “Muito Fortes”. À ocasião, árvores foram derrubadas e em alguns casos atingiram a rede de transmissão de energia elétrica, o que deixou bairros no escuro (relembre aqui). A Defesa Civil chegou a divulgar um alerta à população. Em Rio Brilhante houve oito ocorrências de ventania. No dia 9 ventos de 42km/h, classificados como “Fortes”, atingiram a cidade.
Ainda conforme o Boletim Guia Clima, de 13 a 22 de outubro houve um período contínuo sem chuvas. “A temperatura média em outubro foi 24,7°C, mais de meio grau acima da média histórica deste mês, 24,0°C. Ocorreram 21 dias com temperatura superior a 30°C e a máxima do mês foi 37,8°C, em 22 de outubro”, revela a Embrapa.
O pesquisador Carlos Ricardo Fietz informou ainda que não ocorreram temperaturas inferiores a 10°C no mês passado. A mínima foi 12,8°C, em 12 de outubro. “A temperatura máxima registrada na região Sul de Mato Grosso do Sul foi 39,7°C em Rio Brilhante, em 22 de outubro, enquanto a mínima ocorreu em Ponta Porã, 11,7°C, em 11 de outubro”.
“Com base nos registros de algumas estações meteorológicas da Embrapa, em Dourados e Rio Brilhante, e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), pode-se observar que outubro foi chuvoso em toda região Sul de Mato Grosso do Sul: Amambai (254mm), Rio Brilhante (201mm), Itaquirai (186mm), Juti (185mm), Ponta Porã (175mm), Maracaju (175mm), Jardim (169mm), Bela Vista (136mm), Sete Quedas (133mm), Ivinhema (117mm) e Campo Grande (97mm)”, pontua. “Portanto, Amambai foi o município com maior índice pluviométrico, enquanto em Campo Grande ocorreu o menor”.
Em relação à umidade do ar no mês de outubro, o boletim aponta média de 72%, o que representa 3% a mais que os 69% apurados até então nesse mesmo período do ano. “Em dois dias foram registrados níveis de umidade do ar inferior a 30%, atingindo 28% em 21 e 22 de outubro”, aponta, ressaltando que a OMS (Organização Mundial da Saúde) considera que níveis de umidade do ar inferiores a 30% exigem cuidados, pois podem ser prejudiciais à saúde humana.